terça-feira, 28 de outubro de 2014

Entrevista com Darcila Flores



Para dar início ao trabalho, a primeira entrevista foi feita com a senhora Darcila Flores Donzeli, uma das primeiras professoras da Escola Herzelino David Bordin. Darcila é natural de Guaporé, veio para marau nomeada pelo estado, no ano de 1953, para dar aula na Vila Marabá no pequeno grupo escolar que existia na vila.
Começou a lecionar num capitel, onde 30 alunos frequentavam as aulas e o espaço era precário e apertado. Mais adiante, conforme a vila foi evoluindo a escola precisou de um novo espaço para conseguir atender a demanda.
Então José Fuga, que mantinha o Curtume doou um terreno para a construção de uma escola, foi feita uma pequena construção com duas salas e com luz que o curtume gerava.
Darcila conta que foi muito difícil praticar a docência naquela época, pois haviam apenas duas professoras na escola e tudo dependia delas. Após algum tempo, a demanda de alunos aumenta novamente e o governo da época ajuda com a obra de uma nova escola, enquanto os alunos foram transferidos para o salão da comunidade.
Entre obras e avanços da escola, Darcila esteve presente desde sua fundação oficial em 1958 até o ano de 1996 que foi quando se aposentou, conta sobre sua trajetória com muito orgulho e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário