quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Objetivo e Definição do Projeto Mais Cultura nas Escolas

Programa Mais Cultura – O que é?


Lançado em outubro de 2007, o programa Mais Cultura representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.

Com a criação do Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social – com status de política estratégica de estado para atuar na redução da pobreza e a desigualdade social.

Essa é, portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministério da Cultura e de todos os brasileiros – um programa pautado na integração e inclusão de todos os segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira.

O Programa Mais Cultura se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia. Todas as ações do Mais Cultura buscam a ampla participação da sociedade civil e dos poderes públicos.


Programa Mais Cultura que será desenvolvido na Escola Herzelino David Bordin em 2014.


A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma escola não é diferente. Preservar a memória escolar é manter a escola viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.


Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história escolar é uma construção que traz as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto quem já passou pela Escola Estadual Herzelino David Bordin como quem continua trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.


Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, a escola, através do Projeto Mais Cultura, tem selecionado alguns acontecimentos que marcaram sua história. Por trás de cada aspecto levantado, há muitas pessoas que contribuíram com seu trabalho e ações, motivadas pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época.


Preservar a memória não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas como quem acreditada que a reflexão e a prática andam lado a lado.


Não podemos deixar de lado o programa que nos fez buscar o resgate histórico da escola, bem como da comunidade que está inserida, que é o Mais Cultura.

Empresa parceira: www.porthalmarau.com.br

Referências

http://www.cultura.gov.br/mais-cultura Acessado em 02 de Outubro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário